Artes Visuales
El brasileño Luiz Adolfo en las Cuartas Jornadas Universitarias sobre Diseño de Información
Lo conocimos en el workshop de San Pablo, organizado por la Asociación Nacional de Diarios (Jornais), la gran ANJ. Su humildad y su respeto nos ayudaron a superar nuestras limitaciones idiomáticas a la hora de analizar los portfolios de los diarios regionales. La sorpresa se extendió cuando conocimos su palestra (ponencia). El gran
Luiz Adolfo Lino de Souza, editor de arte del diario
Zero Hora de Porto Alegre, había elegido el tema de la irrupción de los tabloides en su país. Él abrirá las
Cuartas Jornadas Universitarias sobre Diseño de Información el 28 de septiembre, con lo mejor:
"El proceso de creación de un diario".(
Por Luiz Adolfo Lino de Souza) A onda de tabloidização dos diários, iniciada pela mudança gráfica do
The Independent e
The Times, em 2003, chegou ao sul do Brasil muito tempo antes. Mais exatamente há 70 anos, proveniente da Argentina, como os ventos e as tempestades que rotineiramente definem o clima dos dias e das noites do Rio Grande do Sul e do Brasil.
Em 1936, foi lançada em Porto Alegre a
Folha da Tarde, conciliando o estilo inglês do
Daily Mirror e o formato pequeno do portenho
Crítica, o jornal que revolucionou a imprensa argentina, da forma gráfica à linha editorial, a partir de seu aparecimento em 1919 até os anos 60.
Uma viagem a Buenos Aires de um dos diretores de uma empresa jornalística de Porto Alegre foi a inspiração para criar um jornal que circulava às 4 da tarde e tornou-se um mito da imprensa do Rio Grande do Sul, especialmente durante a Segunda Guerra Mundial. Favorecida pelo fuso horário em relação ao front de batalha, a FT transformou os hábitos de leitura e fez do formato tablóide um sinônimo de jornal.
A partir da
Folha da Tarde, Porto Alegre só conheceu um formato, tornando-se um mercado original e único no sul do Brasil, país onde predominam os jornais standard em várias cidades. A força do tablóide foi tão avassaladora que nos anos 60, a primeira rede de jornais brasileiros
Última Hora criou especialmente para Porto Alegre uma versão tablóide de seu jornal standard, líder no Rio de Janeiro e São Paulo. Última Hora foi pioneira e introduziu a diagramação nas redações brasileiras a partir da importação de artistas gráficos argentinos no fim dos anos 50. Sofreu uma adaptação para tablóide pelas mãos argentinas e gaúchas para ser aceita em Porto Alegre. Depois do golpe militar, UH foi fechada e nasceu
Zero Hora, um jornal que aos poucos foi conquistando êxito editorial no conteúdo e no formato fácil de ler e transportar. O mercado do sul do Brasil reagiu da mesma maneira e consagrou definitivamente a fórmula. Concorrentes alteraram o visual e os anos 90 chegaram com os jornais de dimensões modernas conquistando leitores em várias regiões.
Atualmente, o tablóide avança forte nas grandes cidades brasileiras, especialmente no gênero de imprensa popular. Mas o mercado chamado de quality, fortalecido pelos clássicos
El Pais,
La Repubblica e
Clarin nos faz prever que, num futuro bem mais próximo, os grandes títulos brasileiros deverão adotar esse formato, como ocorreu recentemente com o Jornal do Brasil. JB era um standard que virou tablóide, mas que não assumiu por inteiro sua nova face e se intitula ainda berliner.
Esses movimentos do mercado jornalístico garantem que tudo é uma questão de tempo e oportunidade para os leitores serem contemplados com formatos mais práticos e contemporãneos e o tablóide cair no gosto de todos.
A lenda do jornalismo diz que
Crítica era conhecida como El Tábano (mosquito em português). Uma explicação claríssima para essa febre. Foi uma picada de mosquito que deu origem a tudo. El Tábano deve estar sobrevoando o mundo do desenho de jornais neste momento.
-
Lo Mejor X 5: Hablamos Con El Director De La Society For News Design Latina
Estamos recordando lo mejor que nos pasó en estos 5 años de Visualmente. El miércoles 7 de febrero de 2007 le hicimos un reportaje al nuevo director de la Society For News Design Latina, el brasileño Luiz Adolfo Lino de Souza, editor de arte del...
-
Breaking News A La Brasileña
Hace dos semanas, Brasil se sumaba a la lista de países que habían padecido megaaccidentes aéreos. Dos diarios quisieron mostrar su material en caliente en VisualMente, a minutos de la tragedia del vuelo de TAM. Esos diarios pertenecen a las ciudades...
-
Luiz Adolfo Es El Nuevo Director De La Snd Latina
Te dijimos que vamos con todo y este miércoles 7 de febrero te damos el primer gran reportaje del año. Lo conocimos en el workshop de San Pablo, organizado por la Asociación Nacional de Diarios de Brasil y lo invitamos para que abriera nuestras Cuartas...
-
Cómo Será El Workshop De La Asociación Nacional De Diarios De Brasil
(“Brazil” (detalle), por El Norbi) La Asociación Nacional de Diarios de Brasil, la ANJ, realizará los días 29 y 30 de mayo, en San Pablo, un poderoso workshop que se llamará Jornais Diários – Projetos Gráficos do Século 21 y que tendrá...
-
Empezá A Conocer A Los Que Van A Estar En Jornais Diários – Projetos Gráficos Do Século 21
(“Brazil” (detalle), por El Norbi) Ayer te adelantamos el evento que estaba organizando la Asociación Nacional de Diarios de Brasil, la ANJ, para los días 29 y 30 de mayo, en San Pablo. Estos son los nombres: Léo Tavejnhansky Editor de Arte do...
Artes Visuales