Um é pouco
Artes Visuales

Um é pouco


En los últimos Malofiej, uno de los oros se lo llevó la gente de la revista brasileña Superinteressante. La dinámica de trabajo de dicha redacción es llamativa, ya que remite más a una agencia de publicidad que a algo periodístico. Esa dinámica está basada en duplas creativas, principal manera de organizarse de los departamentos creativos.
POSTERcom
(Por Bianca Grassetti) O trabalho de um designer na revista Superinteressante é, como o próprio nome diz, superinteressante. Dos primeiros aos últimos dias da edição.
Na primeira semana (a Super é mensal, feita em quatro semanas) o designer fica sabendo quais serão as matérias daquela edição – somos quatro designers na revista.
Em uma reunião com toda a redação, escolhemos quem fará cada matéria, de acordo com as afinidades de cada um.
Pautas nas mãos, duplas texto e arte definidas, partimos para a primeira conversa – digo primeira, pois a conversa entre a dupla nunca termina – quer dizer, termina, quando fechamos a revista. Esse primeiro bate-papo serve para nortear o designer – Do que se trata a matéria? Qual o melhor jeito de ilustrá-la? Como contar visualmente a história?
POSTERviking
O designer da Superinteressante é um jornalista visual. Pesquisamos e apuramos informações visuais sobre as matérias que desenhamos. É nesse ponto que a parceria editor/designer torna-se indispensável.
Na busca por referências, podemos descobrir coisas que escapam da apuração do repórter. Às vezes, de acordo com a maneira escolhida para contar visualmente a história, mudamos o jeito de editá-la.
Nosso trabalho aqui funciona como uma “via de mão dupla”. Somos todos responsáveis pelo que está nas páginas da revista. Dessa forma, designers ajudam jornalistas, e vice-e-versa. Quem se beneficia com isso, além de nós, profissionais, são nossos leitores. Ainda bem!

BIANCAokBianca Grassetti es diseñadora de la revista Superinteressante, de San Pablo, Btasil.

El gráfico de la comunicación tiene la dirección de arte de Bianca Grassetti, mientras que la ilustración es de Stefan, el redactor fue Edward Pimenta Jr. y la edición de Bárbara Soalheiro.
El segundo gráfico de Bianca Grassetti, fue realizado por el ilustrador Carlos Fonseca, el redactor Jose Franscisco Botelho y la editora Bárbara Soalheiro.




- Exclusivo: Se Viene El Infolide 2012
(Por Renata Steffen) O INFOLIDE é um evento realizado com foco na formação de designers, jornalistas, infografistas, fotógrafos, ilustradores e todos os profissionais envolvidos com jornalismo visual. Em 2012, será realizado na ESPM (rua Dr. Álvaro...

- Um Dia Sem Manchete
Participó de nuestras Quintas Jornadas Universitarias sobre Diseño de Información. Porque la creatividad, como la alegría, es sólo brasileña. Lo que nadie se animaría a hacer en el mercado nacional, Fabio Marra nos muestra que se puede hacer y...

- Especial: A Infografia Vai Salvar O Jornalismo?
(Por Alessandra Kalko, Editora de arte de la revista Mundo Estranho, Brasil) Continuando a discussão levantada por Javier Errea anteriormente sobre “Por qué la infografía salvará al periodismo” gostaria de colocar algumas idéias e pontos que...

- El Concurso 3.0: Falta El Voto De Un Juez
Ayer decíamos que hoy, sin falta, se definiría el logo para la asociación 3.0 Periodismo Argentino en Blog. También decíamos que faltaba un voto para conocer la identidad del ganador. Desde un principio, cuando se invitó a los 12 jueces a participar...

- Ilustrabrasil! 5: La Primera Mesa Redonda
Hoy, nuestro colaborador de lujo, Orlando Pedroso, nos cuenta lo que pasó el miércoles 8 en la primera mesa redonda de IlustraBrasil! 2. “De mesmo com um Brasil e Argentina jogando, tivemos bom público na primeira noite de debates do ilustrabrasil!...



Artes Visuales








.