Arte Pré Histórica
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Arte Pré Histórica


Pintura rupestre, Altamira
Na Arte Pré-Histórica incluem-se as pinturas em cavernas, gravuras, escultura e arquitectura monolítica. Estas formas de expressão e comunicação são notavelmente sofisticadas e perceptivas.


Cabeças de cavalo, Chauvet

Do Paleolítico até aos nossos dias, a pintura é um modo de expressão primordial do homem. De um ponto de vista iconográfico, a sua história oferece um reportório inesgotável tanto de símbolos e de ideias como de formas.

Figura masculina, Cirq

A partir do desenho de simples linhas para pinturas policromáticas, de gravuras na pedra para figuras tridimensionais, de monumentos monolíticos para círculos e arte funerária, a arte pré-histórica serviu como meio de comunicação, ritual e expressão do espírito criativo do homem.
É costume dividir-se a arte pré histórica em três partes: arte móvel, arte parietal e arte rupestre.

Vénus de Willendorf

Na arte móvel incluem-se, além dos objectos de adorno pessoal, as peças gravadas, pintadas ou esculpidas que, pelas suas pequenas dimensões, podem ser deslocadas ou transportadas. Os respectivos suportes podem corresponder a objectos utilitários, tais como pontas de projéctil feitas de osso ou corno, ou não utilitários, tais como lajes, seixos ou ossos. A determinação da época a que pertencem é facilitada pela sua inclusão em depósitos arqueológicos que podem ser submetidos a processos de datação relativa ou absoluta.

Pintura, veados

A arte parietal é a que tem como suporte as paredes de grutas ou abrigos sob rocha e inclui representações de diversos tipos - baixos relevos, gravuras, pinturas. A distribuição das figuras pelas paredes dos sítios decorados é também variada, ocorrendo tanto em locais mais ou menos expostos à luz natural como nas zonas mais interiores de galerias profundas cuja frequentação obrigava à utilização de luz artificial (lamparinas de pedra em que se queimava gordura animal, ou archotes de madeira).

Gravura, Vale do Côa

A arte rupestre é a que decora as superfícies rochosas situadas ao ar livre, qualquer que seja a respectiva inclinação. No vale do Côa, por exemplo, as rochas gravadas durante o Paleolítico aproveitam superfícies verticais, mas as gravuras da Pré-História recente conhecidas no vale do Tejo foram na sua maioria executadas sobre superfícies rochosas horizontais ou muito pouco inclinadas.

Gravura, Vilar Maior






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