Un trabajo creativo en uma revista para meninos curiosos
Artes Visuales

Un trabajo creativo en uma revista para meninos curiosos


hier02B
(Por Alessandra Kalko) "Mundo Estranho" é uma revista que surgiu de um especial de perguntas e respostas da Superinteressante. A primeira edição foi um grande sucesso e deu abertura para outras edições e com o tempo deixou de ser um especial e se transformou numa revista mensal.
A princípio, não havia um público específico mas com o tempo ela foi se definindo como uma revista para meninos curiosos de 12 a 20 anos (boys from 12 to 20).
A nossa equipe é pequena e trabalhamos com muitos colaboradores de texto e diversos ilustradores. Como pessoas fixas na revista temos três editores, uma editora de arte, um editor de infografia e duas designers.
No começo de cada edição, com as pautas na mão, dividimos quem ficará com qual assunto e discutimos o tratamento que daremos para cada matéria. Se vai ser uma ilustração, em qual linguagem, se será necessário utilizar uma foto...
Para cada trabalho há quase sempre um designer, um ilustrador e um repórter envolvidos diretamente, sempre supervisionados e orientados pelos editores de texto, de arte e de infografia.
Trabalhamos muito em equipe, e as matérias publicadas não são trabalhos individuais mas sim o resultado de muitas discussões, conversas e contribuições de todos. As pessoas da arte acabam sendo um pouco editores de texto e as pessoas do texto um pouco editores de arte também. Todos pensando em atingir o melhor resultado em cada trabalho.
No caso deste sobre a hierarquia das forças armadas o trabalho funcionou da seguinte maneira. A repórter Marina Motomura chegou um texto com todas as informacões. Mas estava muito confuso e complicado para entender. Então o editor de texto Rodrigo Ratier e eu que era responsável pelo design da matéria sentamos com ela e começamos a procurar uma ordem e lógica na massa de texto, marcando com cores os grupos de informação.
hier01B Isso feito, fizemos um rafe organizando se o bloco seria ilustrado com pessoas ou armas. O desenho do rafe em anexo foi feito pelo editor de texto. É muito importante que quem escreve aprenda a enxergar as coisas visualmente e faça pequenos desenhos esquemáticos, sem medo de que o boneco seja um boneco de palitinhos, mas é um exercício ótimo para quem só está acostumado a mexer com palavras. Assim como ee ótimo que o designer e o ilustrador envolvidos sempre questionem a apuração.
Depois desse rafe pronto, adaptei as informações para o tamanho da página da revista. Então, parti para a produção. Como sempre buscamos utilizar uma linguagem que faça parte do universo do leitor, optamos por ilustar com soldadinhos e aviões de brinquedos. Fizemos as fotos e depois finalizei o layout com as imagens em alta e pequenas ilustrações das insígnias e mapas.
Primeiramente queríamos explicar as divisões e hierarquia do exército brasileiro, que são termos muito confusos e que geram dúvidas em seu uso para todos. Conforme a matéria foi sendo apurada, resolvemos explicar além do exército, as terminologias e hierarquias da marinha e da aeronáutica. A repórter apurou com as fontes e conseguimos textos muito confusos, que não tinham a informação separada e organizada em blocos. Com o texto em mãos fomos identificando as informações e organizando por cores e depois traduzimos para um rascunho esquemático. Transformamos este rascunho em uma tabela para que encaixasse numa dupla da revista.

aleAlessandra Kalko es editora de arte de la revista "Mundo Estranho", de San Pablo, Brasil. En esta serie de infografías trabajaron la redactora Marina Motomura y el editor Rodrigo Ratier.




- Exclusivo: Volvemos Con La Ilustración Es Mujer, Con La Brasileña Andrea Ebert
1. Qué técnicas utilizas a la hora de dibujar?

 Todas as técnicas que puder - vejo muito o conceito da ilustração para depois usar a técnica. 2. Cómo trabajaste en las ilustraciones del libro Branca de Neve? O texto é feito no estilo cordel...

- Lo Mejor Del Año: Los Ángeles De Charlie Errea
Cuando le pedimos al Presidente del Capítulo Español de la Society For News Design (SNDE), el español Javier Errea, que escribiera sobre su ponencia en la Cumbre Mundial de Infografía, no medimos las consecuencias. Su tema, “Por qué la infografía...

- La Infografía Es Mujer: Hoy, La Brasileña Cecilia Andrade
1) Cómo llegás a una profesión que no se caracteriza por tener muchas mujeres en ella? Desde criança adorava o trabalho visual desenvolvido pela revista Superinteressante, da Abril e me deliciava com enciclopédias ilustradas, mas até dois anos...

- Especial: A Infografia Vai Salvar O Jornalismo?
(Por Alessandra Kalko, Editora de arte de la revista Mundo Estranho, Brasil) Continuando a discussão levantada por Javier Errea anteriormente sobre “Por qué la infografía salvará al periodismo” gostaria de colocar algumas idéias e pontos que...

- Especial: Pensando Infograficamente
(Por Renata Steffen, infógrafa del diario Fohla de San Pablo, Brasil) Qual o papel de um infografista? Para que servem os gráficos? Por que insistimos em nos dividir em infografistas, ilustradores, designers, repórteres e editores? Afinal, não estamos...



Artes Visuales








.